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Solange Fragoso

O QUE LEVOU A REVOLUÇÃO EM CUBA? CHE GUEVARA E FIDEL CASTRO SÃO OS ÚNICOS A SEREM LEMBRADOS?
Solange Fragoso
UNESPAR

Podemos destacar primeiramente que antes de Cuba viver um regime considerado por todos ditatorial por Fidel Castro e seu “fiel escudeiro” e irmão Raul Castro, o país que por vezes no passado ser uma colônia reconhecido pelos seus avanços nas técnicas de cultivo de açúcar e que no século XVIII ter escolas e hospitais, ou seja, estava em forte desenvolvimento econômico e social, antes dos anos 60 em meados do século XXI, passava um regime ditatorial por Fulgencio Batista, mas, para entender como a ditadura de batista se tornou peça chave para a revolução de 1959. Inicialmente Cuba através da “guerra necessária” de 1895 idealizada por José Martí, trava uma guerra contra a Espanha em 1898 há a entrada dos Estados Unidos, em 1899, basicamente Cuba estava livre do domínio espanhol, mas, o Estados Unidos militarmente tomaria por completo a direção de Cuba, graças ao “tratado de Paris”, no qual diz que a Espanha passaria administração da ilha aos Estados Unidos até a formação da república estivesse completa. E em 1901 através de uma assembleia constituinte, os EUA ficou sobre o controle da ilha “independente”.
O mais importante presidente e anterior a revolução de 1959 foi Fulgencio Batista, como já mencionado. Sua entrada ao poder, apoiada pelos Estados Unidos foi em 1952 através de um golpe.
Após assumir seu cargo, ocorreram inúmeras revoltas até a de 1959, mas, como tentar entender a revolução de Cuba, SADER cita como podemos descrever essa revolução. “Revolução, nesse sentido, é o conjunto de processos de mobilização, organização e luta do povo, em condições históricas concretas, contra o poder instituído, pela construção de um novo poder político que dirija as transformações radicais das estruturas dominantes na sociedade. ” (SADER, p.02). Assim, apesar das consequências que levaram a revolução cubano como demonstram como o processo histórico fica evidente em Cuba.
Em 1953 houve um levante a prisão de Moncada em Santiago, mas, muitos foram presos e outros mortos entre os presos estava um jovem advogado chamado Fidel Castro e seu irmão Raul Castro, Fidel fez uma brilhante defesa, mas, pegou 15 anos de cadeia e seu irmão 13 anos.   Em 1955 Batista se elege já que o outro candidato e ex-presidente de Cuba, Grau San Martin desiste da candidatura. Com sua reeleição Batista anuncia a libertação de inúmeros presos políticos, inclusive os irmãos castro. Assim os organizadores, RODRIGUES RIBEIRO, DIAS e MELO citam:
“Nesse mesmo ano, eles partem para o México para recrutar pessoas e organizar um novo movimento visando à derrubada do governo de Batista. É nesse país que os irmãos Castro conhecem o argentino Ernesto (Che) Guevara, revolucionário que posteriormente tornar-se-ia um dos principais personagens da Revolução Cubana (GOTT,2006; GONZALEZ, 1966). Em dezembro de 1956, Fidel Castro desembarca com mais 81 companheiros em um mangue, ao sul da Playa Las Coloradas, no extremo sudeste da província de Oriente, após uma viagem precária a bordo do navio Granma que levou dois dias a mais do que o previsto. Esse atraso fez com que falhasse o plano existente de coincidir a chegada dos revolucionários com uma rebelião em Santiago.” (RODRIGUES RIBEIRO, DIAS e MELO, p.26, 2012).
No livro didático para Ensino Médio de História de Gilberto Cotrim, encontramos características muito marcantes sobre a revolução cubano e forma que é abordada como cita COTRIM: “Reagindo a situação de dependência e subordinação em relação aos Estados Unidos, um grupo de guerrilheiros, comandado por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara, começou a lutar contra o governo de Batista em 1956. Ao longo de dois anos de combate e guerrilha foi conquistando simpatia popular e acabou por derrubar a ditadura de batista, em janeiro de 1959. ” (COTRIM, p. 163, 2010).
Neste trecho pequeno, já que o se trata sobre a revolução em si, é apenas esse trecho no livro didático, podemos perceber inúmeros detalhes que seriam importantes para entender como foi o processo revolucionário cubano como as personalidades deste contexto como Camilo Cienfuegos e Raul Castro que seus papeis foram essenciais neste período em Cuba, e no livro aparece apenas Fidel e Guevara. E no livro diz “ao longo de dois anos de combate”, mas como já citado, percebemos como foi o decorrer desse período, as fugas, as guerrilhas, os fuzilamentos, Sierra Maestra, entre outros detalhes importante. O livro traz uma constante problemática que apenas fixar os olhos na relação dos Estados Unidos e Cuba após a revolução, assim, o aluno perde o melhor da história, que historiografia, fontes, história comparada, os processos internos de Cuba, além EUA, etc., mas o livro traz seus pontos positivos quando cita: “... além disso seus líderes, construíram o primeiro Estado socialista do continente, baseado no modelo soviético. Depois de décadas priorizando a educação e a saúde, o governo de Fidel Castro passou a exibir frutos nessas áreas: eliminação do alfabetismo; redução do desemprego; (...) no campo político, entretanto são inúmeras as críticas feitas ao regime cubano que permanece como ditadura do Partido Comunista (...) (COTRIM, p,165, 2010). Mesmo o livro contém alguns problemas conceituais, ele traz uma discussão neutralizante, os dois lados após a revolução, pontos negativos e positivos, dando a possibilidade de que um aluno de Ensino Médio possa problematizar de forma mais ampla sobre o assunto.
Frank País que não é citado no livro didático tem um importante papel na revolução como os guerrilheiros se escondiam nas montanhas e assim nascerá o Movimento 26 de julho, ele era quem fornecia comida, armas e munições para os treinamentos de guerrilha nas montanhas. O movimento de Fidel tinha aliados desde do campo até os centros urbanos assim RODRIGUES RIBEIRO, DIAS e MELO citam: No entanto, como a greve seria de muito maior relevância para o Movimento nas cidades do que para a guerrilha de Castro, gerando assim, uma tensão entre os dois grupos.
 “Faustino Pérez, líder do Movimento em Havana, acreditava que as condições já estavam maduras para o início da greve, enquanto Castro não estava tão confiante disso. Apesar de relutante, Castro assina, junto a Pérez, um manifesto, “Guerra Total Contra a Tirania”, no qual conclamava à greve e declarava que a luta contra Batista entrava em sua fase final (...) Estabeleceu-se então 9 de abril de 1958 como a data em que a greve geral teria início, com a explosão de bombas em Havana durante o mês anterior para começar a instituir um espírito de caos. ” (RODRIGUES RIBEIRO, DIAS e MELO, p. 28, 2012).
Batista se sentiu confiante controlando as greves, e mandou mais de 10 mil homens as montanhas contra os guerrilheiros, me dois meses de conflitos os homens de Fidel saíram por vitoriosos.
 No Ano-novo de 1959, Batista foge com sua família e amigos para Camp Columbia. No dia seguinte Fidel faz seu discurso de vitória sobre o regime de Batista. Apesar que ocorreu o fim do regime ditador o novo sistema implantado por Fidel, recebera a nomemclatura de ditadura, assim, Cuba sai de uma ditadura e entre em outra e que dura mais de 50 anos.
 Fidel em uma entrevista há Louis Wiznitzer, enviado especial do Globo a Havana, em entrevista publicada em 24 de março de 1960 diz que “Eu tinha a maior vontade de entender-me com os Estados Unidos. Até fui lá, falei, expliquei nossos objetivos. (...) Mas os bombardeios, por aviões americanos, de nossas fazendas açucareiras, das nossas cidades; as ameaças de invasão por tropas mercenárias e a ameaça de sanções econômicas constituem agressões à nossa soberania nacional, ao nosso povo”. Esta declaração de Fidel demonstra como é importante levar aos alunos esse tipo de relato, mas, não apenas dos líderes revolucionários, mas, também a contrarrevolução e fazer os apontamentos necessários com os alunos.
Com a entrada de Fidel o Estado Unido fecha os portos para a compra do açúcar cubano, assim, Cuba faz negócio com a União Soviética para a compra de seu açúcar, tornando o discurso de Fidel oficialmente socialista a partir desses acordos.
Concluímos que foram inúmeros fatores que levaram a revolução em Cuba desde de sua independência, e que no livro didático pouco ou nada se fala sobre as consequências das revoltas cubanas, mesmo que esse país passe por um regime a mais de meio século e que mesmo com a morte de Fidel ela se perpetua. Com os alunos os professores, dever ter um cuidado com as fontes a historiografia utilizada com os alunos, porque esse tema envolve ideologias muito especificas e o papel do professor e problematizar os assuntos com o apoio das fontes diferenciadas.

Referências bibliográficas
COTRIM, G. História Global: Brasil e Geral, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010
RODRIGUES, RIBEIRO, DIAS, MELO. Os rumos da revolução cubana. Simulação das nações unidas pra secundaristas. 2012.

SADER, Emir. Revolução Cubana: uma revolução na América Latina. São Paulo: Moderna, 1985.

9 comentários:

  1. Boa noite Solange Fragoso. Revolução Cubana sem dúvida é uma temática que abrange várias questões e problemáticas. A questão que você levantou em seu texto é uma indagação que está sempre presente no dia a dia do historiador/professor. Onde está na história os ''excluídos''? Mulheres, operários, crianças e pobres? Essa exclusão não ocorre só na Revolução Cubana, em livros didáticos por exemplo são deixados de lado vários personagens históricos, frisando apenas os principais personagens da história, esquecendo dos demais. Para você Solange, essa exclusão de alguns e foco em outros ocorre por que? Devido ao número reduzido de aulas de História na grade curricular escolar, por isso deve-se passar o conteúdo mais rápido possível, não podendo abranger todos os indivíduos históricos, ou talvez isso se dê, pela própria cultura de se excluir os ''pequenos'' da História? Ou talvez esses e outros motivos? Enfim, parabéns Solange pelo texto!

    Atenciosamente
    Ana Carla Lopes Tácito

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    1. Assim é importante destacar que a população cubana na sua maioria neste período era pobre e camponesa assim o professor deve ter um olhar atento a esses indivíduos históricos. O professor deve estar mais preocupado em como ele vai ensina ao aluno as datas da revolução ou o papel apenas de Fidel e guevara ou como o que eles faziam e fizeram afetou a vida desta população mais carente? Essa resposta é simples de se responder Obrigado solange Fragoso

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  2. Boa noite Solange,

    A pergunta que não me sai da cabeça é: como chegar a outros pareceres a cerca da Revolução Cubana na medida em que pe difícil se obter documentos fidedignos deste importante fato histórico bem como da análise enviesada sobre a mesma.
    Abraços
    Vinicius Carlos da Silva

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    1. Realmente a documentação para podermos entender melhor os processos que levaram a revolução cubana são escassos e poucos por vezes uma entrevista um discurso e assim pouco. Mas o historiador antes de tudo um investigador tenta encontrar o máximo possível para poder trabalhar sobre a história de cuba só não devemos desistir

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  3. Com certeza a revolução não foi feita apenas por Che Guevara e pelos irmãos Castro. A revolução foi um processo.... Minha dúvida: o que ocorreu com a burguesia cubana após a revolucao? Fugiu para os EUA ou como na URSS se infiltrou no governo?

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    1. Bem a questão burgueses nos leva a definição de Marx não é mesmo? Mas cuba foi algo a parte e caso específico. Burguês não preciso explicar obviamente você sabe bem a definição você mas cuba foi diferente. Pra bem? Daí é algo mas amplo a se explica e sobra a URSS foi com o fechamento dos portos ou "negócios " que Cuba tinha com EUA assim o açúcar no qual cuba vendia maciçamente ao EUA assim como a entrada de Fidelidade essa relação se termina a URSS entra mais como um bálsamo como se eu quisesse ajudar cuma mas era período de guerra fria assim sabese os interesses nela envolvidas

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    2. Ah e esqueci sim muitos cubanos foram para os Estados Unidos mais pelo medo da tomada de Fidel e o que ele poderia fazer e as relações de poder com estados unidos .solange fragoso

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  4. Olá, boa tarde! Realmente a História da revolução Cubana tem como seus "atores" principais Che Guevara e os Irmãos Castro, infelizmente dificilmente chegaremos a outros "atores" já que os únicos documentos são os fornecidos pelo governo e lhes servem como justificativa da manutenção do poder.
    Porém outras possibilidades seriam possíveis por meio da História Oral.
    Ótima pergunta Benedito! Para onde foram os burgueses Cubanos?

    Abraços
    Karoline Margarida Fernandes Januário

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    1. A história oral realmente eh importantíssima já que ela nos leva a caminhos que a fonte escrita não levaria isso eh história encarnada

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