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Gabriela Alves

O USO DE IMAGENS NAS AULAS DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO
Gabriela Alves Monteiro
Mestra em História UFPI


Introdução
Este texto aborda questões pertinentes ao uso de imagens nas aulas de História no Ensino Médio. O objetivo consiste em identificar tendências de usos/abordagens das imagens na prática dos professores de História. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo na Unidade Escolar Professora Maria de Lourdes Rebelo, escola parceira do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Essa escola estadual se localiza em Teresina, capital do Estado do Piauí, Brasil. Ela funciona desde 1972, oferecendo, primeiramente, o Ensino Fundamental e atualmente o Ensino Médio nos três turnos: manhã, tarde e noite. A instituição também oferece a 856 alunos o Ensino Médio, na modalidade regular e por meio do projeto Jornada Ampliada. Para efeitos deste trabalho, delimitamos nossa observação somente às aulas do 3ª ano do Ensino Médio.  
De acordo com Selva Guimarães Fonseca (2003), o uso de diferentes linguagens e fontes tem sido um tema muito debatido na área da metodologia do ensino de história nos últimos anos. Além disso, sabemos que o conhecimento não é o único fator responsável pelo processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido recorremos ao pensamento da historiadora Áurea Paz Pinheiro, que afirma que:
O educador contemporâneo deve desenvolver práticas educativas fundadas em um referencial teórico-metodológico consistente, buscando, através da organização do trabalho pedagógico, a articulação consistente das dimensões técnico-metodológicas, humana e político-social inerentes a qualquer ação educativa, partindo sempre do contexto sociocultural de sua ação, do tipo de sujeito que deseja formar (PINHEIRO, 2007, p.133).
Para que essa competência seja atingida com satisfação, o professor, no cotidiano escolar, pode fazer uso de variadas práticas que possibilitem ao aluno contato com novas metodologias de aprendizagem. Nos próprios Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio esse tipo de atuação é instigada:
Na transposição do conhecimento histórico para o nível médio, é de fundamental importância o desenvolvimento de competências ligadas à leitura, análise contextualização e interpretação das diversas fontes e testemunhos das épocas passadas – e também do presente. (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO, 1999, p. 22).
Nesse sentido, o professor deve estar atento aos procedimentos e deve agir para que o aluno compreenda que o texto não é o único a transmitir mensagens. As imagens também refletem inúmeras ideias e conceitos. Portanto, compreendemos que uma imagem não ilustra e nem reproduz a realidade, mas ela a constrói a partir de uma linguagem própria.

Metodologia
Esta investigação tem como objetivo analisar o uso de imagens na prática pedagógica do professor de História no Ensino Médio buscando identificar tendências de usos/abordagens. Desse modo, a pesquisa foi realizada com um professor de História na escola anteriormente citada durante dois meses. O professor era supervisor do PIBID e durante a observação das aulas buscamos direcionar o olhar para os recursos didáticos utilizados por ele na sala de aula, com ênfase na utilização de imagens.
A abordagem metodológica escolhida para o trabalho foi a de uma pesquisa de campo. Esse tipo de pesquisa procedeu à observação de fatos e fenômenos como ocorrem na sala de aula, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.
Entendemos também que esta investigação se trata de um estudo de caso, uma vez que será explorado aqui um caso específico e único, durante um período de tempo limitado, objetivando esclarecer um problema que é: como o professor de História, no Ensino Médio, utiliza do recurso das imagens em sua prática pedagógica?
Na busca de resolver esse problema, primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico sobre os principais autores que pesquisam a temática, procurando compreender o atual estado dos trabalhos sobre esse campo, a fim de se construir um embasamento teórico para a pesquisa. Em um segundo momento, realizou-se a observação da prática pedagógica do professor de História durante as aulas, na escola anteriormente citada. O instrumento de coleta de dados que foi utilizado nesta pesquisa foi um diário de campo comum, onde observações das aulas foram anotadas. Depois da fase de observação, foi feito o exame do material coletado com base nas anotações e na análise das imagens utilizadas pelo professor. Por fim, selecionados os dados relevantes para a pesquisa, buscando sempre a melhor compreensão possível do caso. A última parte deste processo foi à interpretação dos dados coletados e as conclusões remetem basicamente à escrita deste trabalho.

Resultados
Teceremos aqui algumas considerações sobre o que foi possível concluir acerca do uso de imagens na prática pedagógica do professor de História no Ensino Médio. Ressaltamos que por se tratar de um estudo de caso, não podemos generalizar os resultados aqui obtidos a todos os professores de História. Contudo, pensamos que a relevância deste trabalho está em contribuir para a compreensão da prática pedagógica relacionada à importância que a análise de imagens tem no ensino de História.
Concluída observação, verificamos serem verdadeiras as constatações da literatura pedagógica sobre o uso de imagens no ensino de História.  O que pudemos observar é que há muito tempo essa metodologia foi incorporada na prática docente (BITTENCOURT, 2011). Apesar de não se valer dos recursos visuais em todas as aulas observadas, o professor de História observado nesta pesquisa, mostrou-se atento e disposto a incorporar as novas tecnologias/linguagens/fontes no ensino e o fez quando possível.
Buscando identificar tendências de uso/abordagem das imagens em sala de aula, durante o período analisado, outra conclusão que chegamos é que dentre o variado universo visual que poderia ser empregado é no registro fotográfico que se apoia predominantemente o professor. As fotografias eram exibidas através do aparelho Datashow ou problematizadas a partir do livro didático.
Quanto à metodologia empregada, verificou-se que o professor tem consciência do poder que as imagens têm de nos informar sobre determinado momento histórico. Nesse sentido, podemos pensar que a metodologia empregada por ele faz com que a imagem não se apresente apenas como uma ilustração do assunto, mas como um próprio conteúdo (XAVIER, 2010). Notamos que são nesses momentos, em que o professor instigou os alunos compreenderem o que a imagem está “falando” e principalmente quando ele fez ligações com o contexto da imagem e o presente, que os alunos mais se atentaram a aula.
Contatamos também que as imagens utilizadas pelo professor no Datashow não possuíam nenhuma referência de data ou de autor e também não possuíam legendas. O que verificamos na prática do professor observado é que apenas as fotos contidas no livro didático continham essas informações. Porém, nas imagens presentes nos slidesesses dados foram ignorados. É preciso estar atento a esses detalhes para que se evite desta maneira, de cair no erro de utilizar o conhecimento de forma equivocada, apenas descrevendo o que está visível e reforçando discursos construídos ideologicamente (COELHO, 2007). Ressaltamos aqui que preferencialmente o trabalho com imagens deve possibilitar discussões acerca das condições de produção da mesma.
De fato, parece-nos claro que o uso de imagens requer uma prática adequada, uma vez que sabemos que apenas o conhecimento não é suficiente pra um ensino eficaz.  O conhecimento deve ser aliado a uma prática competente, de preferência aquela que instrumentalize o aluno a se compreender como sujeito, tomando consciência de seus atos.
A partir dessas constatações concluímos que o uso de imagens no ensino é cada vez mais uma tendência, tanto como pesquisa acadêmica quanto como prática docente. Concluímos também que o uso de imagens no ensino de História é uma tarefa possível e eficaz quando bem utilizada.

Referências
BITTENCOURT, C. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC – Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC), 1999.
COELHO, T. S. A Percepção da Sociedade Visual: As Imagens no Ensino de História. In: Anais do III Seminário Educação, Imaginação e as Linguagens Artístico Culturais. Criciúma,2007.
FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de história:experiências, reflexões e aprendizados. Campinas-SP: Papirus, 2003.
 PINHEIRO, A. P. O educador como gestor do processo de ensino-aprendizagem. In: Paisagens educativas: saberes, experiências e práticas educativas. Teresina: Colégio Diocesano, 2007.
XAVIER, E. S. Ensino e História: o uso das fontes históricas como ferramentas na produção do conhecimento histórico. In: Anais da XXII Semana de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Jacarezinho, 2010.


14 comentários:

  1. A própria introdução das imagens no ensino de História já pode propiciar um debate profícuo sobre fontes históricas em sala de aula. Em que medida você considera isso possível tendo em vista, é claro, o nível de ensino!?

    At.Te,

    Gabriel Dos Santos Birkhann
    (Licenciado em História-UNIPAM/2016)

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    1. Olá, Gabriel. Obrigada por sua intervenção. O uso de imagens pode, e deve, propiciar um debate sobre fontes históricas em sala de aula. Desse modo, o estudante pode ser levado a construir sentido e participar do fazer/construir a história. Isso pode ser feito através de diferentes documentos, não apenas imagens. É claro, que deve ser observado que a imagem possui uma linguagem própria. E para que esse debate seja possível seria interessante que ela não fosse trabalhada apenas como uma "ilustração" do conteúdo, mas o próprio conteúdo.

      Gabriela Alves Monteiro.

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  2. A própria introdução das imagens no ensino de História já pode propiciar um debate profícuo sobre fontes históricas em sala de aula. Em que medida você considera isso possível tendo em vista, é claro, o nível de ensino!?

    At.Te,

    Gabriel Dos Santos Birkhann
    (Licenciado em História-UNIPAM/2016)

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  3. Na sua opinião, quais as maiores dificuldades que os professores recém-formados podem encontrar para utilizar, de forma eficaz, as imagens como um instrumento pedagógico?
    Att.
    Rodrigo Conçole Lage

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    1. Olá, Rodrigo. Obrigada por sua intervenção. Acredito que a principal dificuldade seria a escolha e a forma de utilização do material. De modo geral, os professores optam por trabalhar as imagens do livro didático ou apresentam imagens no Data show. Penso que a escolha desse material é umas das principais dificuldades, pois ele deve ser adequado ao ano/série dos estudantes. É necessário o cuidado de não levar um conteúdo complexo demais para alunos de séries iniciais. E também, quanto a metodologia/uso desse material. Preferencialmente, o trabalho com imagens deve possibilitar a problematização sobre as condições de produção da mesma.

      Gabriela Alves Monteiro.

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  4. Boa noite Gabriela Alves. A utilização de imagens como recurso didático em sala de aula realmente é algo muito interessante e como você bem disse é uma tendência que quando utilizado de forma correta pode transmitir um conhecimento á mais aos alunos, tanto do ensino básico quanto do ensino médio. Você relatou em seu texto, que nessa oportunidade essas imagens foram transmitidas via datashow para os alunos, infelizmente não são todas as escolas, que dispõem desse aparelho. A partir disso eu gostaria de saber, se a utilização das imagens apenas dos livros didáticos, conseguem chamar a atenção dos alunos da mesma forma que se fossem expostas em um projetor? Parabéns pelo seu texto!

    Atenciosamente
    Ana Carla Lopes Tácito

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    1. Olá, Ana Carla. Obrigada por sua intervenção. Acredito que da mesma forma não, pois são recursos diferentes. Isso não quer dizer que um seja melhor que o outro, mas que possuem características próprias. Porém, sabemos que o livro didático continua sendo o principal recurso/material que o professor dispõe em sala de aula e muitas escolas não possuem data show. E da mesma forma que é possível a realização de uma aula tradicional com recursos tidos como "inovadores" é possível também uma aula interessante com recursos/materiais tidos como 'tradicionais". Depende da prática pedagógica do professor e da interação dos estudantes. Hoje em dias os livros didáticos possuem muitas imagens interessastes para se trabalhar em sala de aula e apresentam diversas atividades interdisciplinares. Então é possível, sim.

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  5. Como fazer a leitura de uma imagem de forma crítica?

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  6. Como fazer a leitura de uma imagem de forma crítica?
    Daiany Francielly de Barros Rodrigues

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  7. Olá Gabriela, Parabéns pelo seu trabalho.

    Concordo com tuas colocações no que concerne ao uso de imagens em sala de aula. Atualmente, na sociedade cada vez mais digital, não podemos fugir deste debate, é de extrema importância refletir sobre o documento visual no ensino de história. Poderia comentar se o cinema teria algo a contribuir para esta discussão ?

    Israel Miranda

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    1. Olá, Israel. Obrigada por sua intervenção. No Brasil, iniciativas que objetivavam conciliar o cinema e a educação podem ser percebidas a partir do início do século XX. Nesse momento, diversos educadores, intelectuais, políticos e religiosos começam a formular propostas para a implantação de um cinema educativo de caráter nacional. Essas propostas culminaram na criação do INCE, em 1936. Já ouviu falar? Então, essa relação entre ensino e cinema não é recente. Há muito ela já foi pensada e incorporada nas práticas de ensino. Ainda com relação ao cinema, sabemos que assim como as imagens ele possui uma linguagem própria e temos que estar atentos a essa especificidade. Ele pode se tornar um excelente instrumento para o processo ensino-aprendizagem, mas assim como as imagens requer um tratamento adequado em sala de aula.

      Gabriela Alves Monteiro.

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  8. Olá Gabriela.
    Estamos repletas de imagens ao nosso redor principalmente na mídia . Como fazer para selecionamos imagens interessantes para usarmos durante as aulas de história? Assina Maria Conceição da Silva

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  9. Cara Gabriela. Primeiramente, parabéns pela sua pesquisa. Quando você diz que uso de imagens em sala de aula deve possibilitar a problematização sobre as condições de produção das mesmas, chama a atenção para a questão da historicidade. Pensar que todas as imagens são produtos de seu tempo, e que o tempo não deixa de ser, de certa forma, determinante para essa produção. De que forma você trabalhou com os alunos a noção de historicidade? Outra pergunta: considerando as imagens registros de uma época, os alunos se veem como produtores de imagens e, portanto, como construtores de história(s)? Obrigado.

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  10. Ótimas considerações! Surpreende positivamente a adesão/recepção dos professores das TICs e suas múltiplas possibilidades de utilização. Em face à imersão dos nossos alunos na cibercultura através das "novas tecnologias", a própria produção destes registros fotográficos pelos alunos não surgiu como sugestão por parte dos discentes? Obrigado!

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