Páginas

Maria Raquel; Renato Alcântara

O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA - PPDT E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Maria Raquel Moreira Leite
UCAM/Prominas
Renato Alcântara de Abreu
Mnt. Ensino de História – URCA

O Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT caracteriza-se, fundamentalmente, por um conhecimento aprofundado e sistematizado do aluno. Na mediação que se realiza entre os alunos, os demais professores da turma e núcleo gestor, promove-se o desenvolvimento de um trabalho cooperativo, que oportuniza aos docentes e gestores conhecerem as problemáticas que fazem parte do cotidiano de cada aluno e implicam diretamente no seu desempenho escolar e consequentemente permanência na escola. E como professor de História, tem-se a responsabilidade dobrada diante das angústias atuais.
Todos conhecem os estereótipos sobre o professor de história: ora é o “revolucionário”, ora o “guardião” do civismo, da moral e da identidade nacional; isso para não citar os problemas que afligem muitos professores hoje: onde termina o papel do professor e começa o da família? Até que ponto o professor deve ser também psicólogo, enfermeiro, orientador e babá? (PACIEVITCH, 2007, p. 69).
Nesse projeto educacional na rede estadual de ensino do Ceará, cada turma fica aos cuidados de um professor denominado Diretor de Turma que passa a conhecer melhor cada estudante, a ter informações sobre o seu histórico de vida, interesses, atitudes, valores e perspectivas de futuro.
O ponto de partida do projeto Professor Diretor de Turma é uma escola “desmassificadora”, ou seja, uma escola que tenha como elemento de atenção um conhecimento aprofundado de cada aluno a partir do estabelecimento de uma relação mais estreita com um de seus professores (o diretor de turma) e, em consequência, com os demais professores. (CEARÁ, 2010, p. 12).
O projeto pretende e consegue fortalecer a construção de um ambiente escolar que valorize as diferenças, de forma a proporcionar um nível elevado das relações entre professores, alunos, funcionários, pais e/ou responsáveis e comunidade.
O PPDT lança mão da afetividade e busca construir uma relação de confiança e reciprocidade entre educadores e educandos, numa busca constante pelo estreitamento das relações entre os atores escolares.
“O Projeto Diretor de Turma visa à construção de uma escola que eduque a razão e a emoção, onde os estudantes são vistos como seres humanos que aprendem, riem, choram, se frustram [...]. Uma escola que tem como premissa a desmassificação. Uma escola com plenos objetivos de Acesso, Permanência, Sucesso e Formação do Cidadão e do Profissional.” (CEARÁ, 2010, p. 3)
O Diretor de Turma assume na escola uma função tríade de intermediação na gestão da turma que dirige – alunos, professores e família – e da gestão escolar.
Há uma tríade fundamental para os bons resultados: trabalho efetivo na sala de aula, acompanhamento pedagógico e monitoramento por parte do núcleo gestor e no caso específico, o feedback do diretor de turma.
Jörn Rüsen, em Razão Histórica (2001b), explica que o saber histórico não existe apenas na sua forma científica, mas apresenta múltiplas manifestações nos mais diferentes setores da vida humana. No entanto, há um elemento que realiza a ligação entre todos esses fatores: trata-se da consciência histórica. Numa forma esquemática, pode-se dizer que todo homem, na tentativa de alcançar o equilíbrio entre o tempo natural e suas expectativas, desejos e sofrimentos, realiza interpretações do tempo através de elementos da memória individual e coletiva (incluindo o conhecimento histórico científico). As mudanças vividas no tempo acarretam em carências de orientação e para resolvê-las, as pessoas articulam experiências do passado com seus projetos de futuro, a partir das vivências presentes. É essa estrutura de pensamento, esse tipo de relação com os três tempos que, para Rüsen, permeia as demais manifestações de saber histórico. (PACIEVITCH, 2007, p. 86).
O presente projeto leva em consideração o desenvolvimento do conhecimento do educando em todas as dimensões, oferecendo um clima de liberdade, que facilite as adaptações sociais, físicas e intelectuais, onde possa cultivar a solidariedade, a integração, estimular a curiosidade, valorizando-o para que adquira autonomia progressiva, espírito crítico, participativos e capazes de assumir direitos e deveres em parceria com os pais e a comunidade, e assim, alcançarmos nossos objetivos, que tem como resultado para os alunos a aquisição de competências básicas e a convivência harmoniosa na escola.
O desenvolvimento do PPDT se ampara nos quatro pilares da educação (DELORS, 2012, p. 47):
ü  Aprender a conhecer – parte de uma cultura geral.
ü  Aprender a fazer – favorece o desenvolvimento de competências que capacitem os jovens a enfrentar as situações cotidianas.
ü  Aprender a viver juntos – desenvolve com os jovens as competências necessárias para a superação de conflitos.
ü  Aprender a ser – desenvolve a personalidade autônoma de responsabilidade pessoal e profissional.
Através dele, percebemos o elevado índice de frequência cotidiana, alunos sentem prazer em estudar e, portanto, frequentar o ambiente escolar fora do seu horário habitual de aulas. É perceptível uma melhoria no combate a indisciplina que em nossas escolas estaduais eram alarmantes e hoje, devido acolhidas e sensibilizações oferecidas diariamente, temos bons resultados, muitos alunos revisaram o contrato didático da escola e auxiliam no seu bom andamento.
As considerações acerca do Projeto Professor Diretor de Turma estão pautadas em uma avaliação contínua, formativa e diagnóstica, através da observação de mudanças de hábitos e atitudes, nos registros da rotina de atividades vivenciadas. Isto tem contribuído para verificar e constatar o desempenho e o potencial dos alunos, as dificuldades e seus limites, intervindo sempre que precisem de ajuda.
O acompanhamento do desempenho, dos hábitos e das atitudes dos jovens na escola e fora da mesma, do corpo docente, bem como do núcleo gestor, através da observação e de intervenções projetam produzir o salto qualitativo desejado. Embora recente, menos de dez anos no estado do Ceará, o aspecto da integração de professores com o grupo gestor, alunos e os pais/responsáveis é o que tem causado diferença. Todos os atores no processo educacional são consultados para que as decisões sejam tomadas e o novo clima de convivência criado indique indícios de renovação de atitudes. A ascendência de capacidade de resolver problemas, de elaborar hipóteses conceituais e de práticas mais autônomas do educando é e será o horizonte a alcançar.
As considerações dão conta de que o professor diretor de turma realiza um trabalho de integração entre a escola e a família. Trata-se de um trabalho que incentiva seus pares para o ato pedagógico e é também uma ação de cooperação, tendo em vista a sua atuação junto aos demais segmentos da escola. Enfim, o professor diretor de turma assume um papel importante na mobilização de estratégias para o desenvolvimento da aprendizagem e de combate a evasão escolar (LIMA, 2008, p. 16).
A partir do processo de disciplinamento e sobre como essa disciplina interfere no ambiente educacional e nas relações professor/aluno, aluno/aluno, professor/pais, inclusive com relação aos aspectos da educação no contexto atual, com suas variáveis e diversidade, pode-se verificar como políticas educacionais influenciam nas relações sociais dos indivíduos que integram o espaço da escola.

Referências bibliográficas
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso. Brasília, DF, 1988.
______. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Congresso. Brasília, DF, 1996.
CEARÁ. Secretaria de Educação. Projetos estruturantes. Disponível em: <http://www.ceara.gov.br/governodoceara/projetosestruturantes>. Acesso em 01 de março de 2017.
CERRI, Luis Fernando. Ensino de História e Consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
CHAVES, Maria Luíza B.; LEITE, Haidé Eunice G. F. O Projeto Diretor de turma no Ceará, dois anos depois. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2009/126.pdf>. Acesso em 01 de março de 2017.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.
CRATO. Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 18). Projeto Professor Diretor de Turma. Disponível em: http://diretordeturma18.blogspot.com.br/. Acesso em 01 de março de 2017.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 2012.
FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & ensino de história. Belo Horizonte: Autentica, 2003.
LIMA, Vagna Brito. Professor Diretor de Turma: uma experiência educacional brasileira inspirada na educação portuguesa. 2008b. ESPAÇO DO CURRÍCULO, v.7, n.2, p.326-335, Maio a Agosto de 2014.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. Por uma história prazerosa e consequente. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: Conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.
PACIEVITCH, Caroline. Consciência Histórica e Identidade de Professores de História. 2007. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Setor de Ciências, Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2007
SAMPAIO, D. M. A pedagogia do ser: educação dos sentimentos e dos valores humanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
SANTOS, Neyrismar Felipe dos. Projeto Professor Diretor de Turma: uma análise da implementação em uma escola pública da rede estadual do Ceará. Dissertação (Mestrado Profissional). Universidade Federal Juiz de Fora – UFJF, Faculdade da Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, 2014.
SERRÃO, Margarida; BALEEIRO, Mª. Clarice. Aprendendo a ser e a conviver.2. ed. São Paulo: FTD, 1999.

TORRES, Maria Dolores de Magalhães Gomes. O Papel do Director de Turma enquanto Mediador Sociocultural e Gestor Intermediário na Organização Escolar. Dissertação de Mestrado. Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.